sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Universidade | #2 - organização e estudo

Olá Olá, Hoje trago algumas dicas para que não cheguem  a meio do semestre completamente perdidos e sem saberem por onde começarem a estudar ahah.



Para quem se inicia agora no ensino superior, nem sempre é fácil a adaptação. O ritmo é bastante mais acelerado e a quantidade de matéria leccionada nas aulas também aumenta substancialmente. Há aqueles professores que chegam e debitam a matéria e quem quiser que "apanhe" ahah!! E há os que falam falam falam e tudo se transforma numa espécie de estudo autónomo..

Com isto, deixo algumas dicas de melhorar a gestão das tarefas diárias, garantir maior beneficio das aulas e aumentar o desempenho do estudo.

Como tirar beneficio das aulas?
  1. Tira apontamentos, vão te dar sempre jeito, seja em folhas brancas, nos powerpoints ou livros e sebentas fornecidos. Ajudam sempre a completar e torna-se mais fácil entender por estar tudo por palavras tuas.
  2. Preta atenção, na altura em que fores estudar há sempre alguma coisa que conseguiste reter.
  3. Evita acumular duvidas, não levar duvidas para casa é essencial. Deste modo, quando fores estudar consegues aprofundar e avançar na matéria sem ter alguma coisa que te impeça ou que te deixe baralhado.

E quanto à gestão do tempo de estudo?
  1. O ideal é não exagerares no tempo de estudo, muitas das vezes estamos horas e horas a estudar e no fundo já estamos cansados que nem está a ser produtivo.
  2. Estipula um X de horas diárias que saibas que consegues cumprir sem começares a ficar com sono e a ceder às distracções.
  3. Impõe tarefas diárias como fazer trabalhos de casa, rever a matéria do dia, ler, sublinhas etc
  4. Quando estipulares as tarefas diárias, tem em consideração se realmente consegues cumprir de modo a não cair no exagero, mas também que seja o suficiente para não começar a acumular.
  5. Post-it, colam se em todo o lado e são ideais para evitar que se esqueçam de coisas importantes.



Como estudar?
Existem imensas formas de estudo que dependem essencialmente de pessoa para pessoa. Visto que cada casa é um caso, Há quem beneficie mais com uma leitura, como quem tenha preferência por fazer resumos ou praticar. Como tal, as dicas que reuni, apesar de variadas, podem não resultar com todos nós.
  1. os apontamentos que tiraste, livros que tenhas adquiridos, sebentas etc
  2. Sublinha os aspectos mais importantes para que seja mais fácil de os encontrar e para te saltarem à vista quando estiveres a estudar.
  3. Resumir para que se torna mais fácil de rever tudo e para tirar aquilo que costumamos chamar de "palha", fica sempre mais organizado, principalmente se o fizerem depois de cumprirem os pontos anteriores.
  4. Post-it , dão sempre imenso jeito, para acrescentar qualquer coisa que vos tenha escapado enquanto estudavam.
  5. Pratica bastante sempre que tiveres exercícios feitos em aula ou sebentas de exercicios fornecidos. Ajuda bastante a perceber se realmente assimilaste bem a matéria e se realmente a sabes aplicar. 

fotos retiradas do tumblr e google 

E vocês? Quais são as vossas melhores dicas de estudo?
 Espero que tenham gostado, Beijinhos, Jéss!


Sem comentários:

Enviar um comentário